Marketing é uma das palavras que mais assustam os empresários.
Lembro-me de uma cliente de Coaching Empresarial, em uma das primeiras conversas ela me perguntou:
– Valdez, me explica pelo amor de Deus, o que é Marketing?
Sua dúvida é justificada, haja visto o que fala um dos maiores gurus do assunto sobre o tema:
Demora dias para se aprender marketing. Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre.
– Phillip Kotler
A cada dia, novas estratégias de vendas pela internet surgem para potencializar campanhas de marketing. Se fala de social mídia, lançamentos, produtos em modo perpétuo na internet, Ads (anúncios patrocinados), etc.
Tudo isso é um sonho para quem domina o universo do marketing moderno, mas um pesadelo para quem está dando os primeiros passos.
Se você se encaixa na segunda opção, entenda que antes de dominar táticas específicas, é importante conhecer e dominar a visão geral sobre o tema.
O que é Marketing?
Marketing é um conjunto de atividades que tem como objetivo identificar, criar e manter um relacionamento satisfatório com os clientes. Envolve o estudo do mercado, a definição do público-alvo, a criação de estratégias de comunicação e promoção, o desenvolvimento de produtos e serviços, a gestão da marca, entre outras ações.
O marketing busca entender as necessidades e desejos dos consumidores e oferecer soluções que atendam a essas demandas de forma lucrativa para a empresa.
E para isso, deve ser estruturado e planejado estrategicamente, começando de seu princípio fundamental conhecido como os Ps do Marketing.
4Ps do Merketing
Phillip Kotler, um grande guru do marketing, ficou conhecido por difundir um simples modelo sobre marketing estratégico que é capaz de desmitificar muita coisa e te ajudar a ter uma visão global sobre o tema. O modelo se chama 4Ps do Marketing e compõe os seguintes elementos:
- Produto
É o produto ou serviço que é oferecido no mercado. É importante ter em mente suas características e diferenciais competitivos, além dos reais benefícios que promovem aos clientes.
Analisar, melhorar e inserir novos produtos e serviços ao mercado é algo que deve estar sempre em evidência no foco de um dono de negócio.
- Preço
Definir uma estratégia de preço atrativa também faz parte do planejamento do Marketing. Nesse sentido, diferente da crença popular nem sempre o mais barato é o que garante o sucesso comercial.
Uma estratégia de preço eficaz leva em consideração o posicionamento do produto e sua relação estratégica com os concorrentes.
- Praça
A praça está relacionada aos locais e formas com que a empresa irá disponibilizar os produtos e serviços ao público, ou seja, onde o cliente irá achar e comprar algo da empresa.
Explorar novas praças de maneira inteligente é algo crucial para a efetividade de ações comerciais. Hoje as mídias sociais são exemplos de praças importantes e de grande destaque em estratégias de marketing.
- Promoção
São todas as atividades de comunicação, publicidade, tráfego e todo o processo de vendas.
É interessante observar que, em muitas empresas, somente a promoção é levada em conta ao se elaborar uma estratégia de marketing.
Na verdade, todos os elementos devem trabalhar em conjunto, de maneira estruturada e inteligente.
Por exemplo, a melhor equipe de vendas terá dificuldade de vender um produto de baixa qualidade, principalmente se a empresa estiver posicionada como um produto premium, simplesmente não faz sentido.
Por mais que pareça obvio, empresas renomadas no mercado cometem erros como o mencionado acima por não pensar o marketing de forma estratégia e abrangente.
Marketing estratégico
Marketing estratégico é uma abordagem do marketing que se concentra na definição de uma estratégia global para a empresa, alinhando os objetivos de marketing com os objetivos gerais do negócio.
Ele envolve a análise do ambiente de mercado, a identificação de oportunidades e ameaças, a definição de metas e objetivos, a segmentação do mercado, a seleção do público-alvo, a definição do posicionamento da marca e a criação de um plano de ação para alcançar esses objetivos.
O marketing estratégico busca criar vantagem competitiva para a empresa, identificando e aproveitando as oportunidades do mercado de forma eficiente e eficaz.
Nesse momento, vou te convidar a parar e refletir por um minuto sobre seu negócio, se pergunte:
Sua estratégia de preço está coerente com o valor do seu produto?
Quais novas praças sua empresa deveria conquistar?
Quais as estratégias de promoção e vendas você deveria adotar?
Pensar estrategicamente sobre como sua empresa deve atuar é uma das atividades mais importantes de um empresário, principalmente para pequenas e médias empresas.
Por fim, respondendo à pergunta inicial (o que é marketing?), uma conclusão que se pode tirar é a seguinte:
Marketing não se trata de truques ou enganação, e sim de um processo de satisfação de necessidades, desejos e anseios.
Como e por onde começar?
A Importância do Coach Empresarial na Definição de Estratégias de Marketing
Em uma economia dinâmica, globalizada e cada vez mais competitiva, a necessidade de se adaptar e inovar torna-se uma constante. Pequenas e médias empresas, muitas vezes, enfrentam desafios significativos para se manterem relevantes e lucrativas no mercado em que atuam.
Diante de um cenário como este, a figura do coach de negócios vai ser um aliado fundamental para dar os primeiros passos e ajudar a implementar estratégias de marketing mais eficazes.
Como dito, o marketing vai além de fazer propagandas ou promoções. Trata-se de um conjunto de ações estratégicas que visam identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores.
E é justamente nesse ponto que o coach pode fazer a diferença.
Como o coach vai ajudar nas ações de marketing da sua empresa?
Primeiro, com uma visão externa e objetiva. As técnicas de coach são capazes de fazer o empresário ou gestor identificar lacunas e oportunidades que, muitas vezes, passam despercebidas na rotina do seu negócio.
Um dos desafios que muitos empresários enfrentam é sobre a definição de uma estratégia para posicionar o Preço do seu produto ou serviço de modo que seja competitivo, pague as contas e traga lucro.
O coach, com sua experiência e conhecimento, vai auxiliar o empresário na análise de concorrência, custos e percepção de valor por parte dos clientes, garantindo uma precificação mais assertiva e competitiva.
Da mesma forma, quando a empresa decide expandir seu negócio (Praça) isso vai exigir pesquisa, análise e planejamento. O coach vai guiar o empresário nesse processo, ajudando a identificar, analisar a viabilidade de expansão e desenvolver estratégias para que isso não fique parado em alguma gaveta. Ou seja, planejar e executar as ações para que de fato a empresa atinja seu objetivo
Se continuarmos pelos 4Ps o processo de coaching profissional também é de grande importância para definir estratégias de promoção e vendas.
Você realmente sabe vender?
Vender é criar relacionamento e promover a confiança de seus clientes, escutar suas dores e diagnosticar corretamente suas necessidades. Mas em muitas empresas, o foco é somente em faturar.
A venda até pode ocorrer, porém, vai deixar o cliente satisfeito a ponto de ser um vendedor do seu produto ou serviço?
Seja através de técnicas de neuromarketing, estratégias digitais ou ações de relacionamento, o coach profissional pode apresentar alternativas que se alinham às tendências de mercado e ao perfil do público-alvo.
Enfim, o coach não é um consultor, é um profissional habilitado para desenvolver seus clientes a conseguirem atingir seus objetivos, quebrar paradigmas e serem mais produtivos.
Certamente um coach de negócios pode ser o diferencial que uma pequena ou média empresa precisa para se destacar em um mercado saturado.
Se você leu até aqui, torço para que tenha se inspirado a tomar ações decisivas em relação ao marketing do seu negócio.
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