Blog

Você sofre de Escravidão Empresarial?

Voce sofre de escravidão empresarial? Valdez Monterazo

Antes de falar sobre escravidão empresarial quero citar um antigo ditado popular:

Quer que algo saia bem feito? Faça você mesmo.

Embora a sabedoria popular muitas vezes acerte, neste caso ela não poderia estar mais errada.

Se pensarmos a respeito, os negócios começam com um empreendedor que toca o negócio sozinho à medida que cresce.

Isso significa que muitas vezes as atividades mais importantes da empresa ficam na cabeça do empreendedor e por isso, se ele não vai na empresa, a empresa simplesmente para de funcionar.

É isso o que se chama de Escravidão Empresarial.

Antes de seguir em frente e entender mais sobre isso, e principalmente, como se livrar da escravidão empresarial, pare e reflita:

Você sofre de Escravidão Empresarial?

Com a resposta em mente, te convido a prestar muita atenção no remédio para esse mal que atinge a maioria dos empresários.

Deixar de ser escravo do próprio negócio envolve a combinação de 3 elementos fundamentais.

1. Processos claros e simples

É necessário que o empreendedor diga exatamente o que precisa ser feito e descreva em etapas como fazer de uma maneira lógica.

Os processos devem estar tão claros que se você sair por um mês, outras pessoas possam seguir as instruções e rodar o negócio de maneira excelente.

2. Pessoas capacitadas para executar os processos

Uma vez descrito os principais processos de uma determinada área, é imprescindível que as pessoas que irão executá-lo sejam treinadas e capacitadas adequadamente.

Você não pode esperar que ninguém faça nada em sua empresa até que você as tenha treinado e até que elas demonstrem que são competentes.

3. Gestão sobre o time e os processos

Por fim, é imprescindível que o empreendedor exerça gestão sobre os processos e pessoas que executam eles. Ou seja, ser capaz de supervisionar e medir os resultados alcançados pelo time para que a excelência seja alcançada.

Quando um processo é estabelecido, e pessoas são capacitadas para fazê-lo, o empreendedor pode se livrar da necessidade de executar uma determinada tarefa e ter a confiança de que alguém a fará com a qualidade desejada.

Já imaginou ter esse tipo de liberdade em sua empresa?

[button title=”Conheça o Método Luppiter de Liderança e Gestão” link=”https://valdezmonterazo.com.br/lideranca/metodo-luppiter-de-lideranca-e-gestao/” new_tab=”no”]

Nesse sentido, vale a pena adotar a perspectiva de olhar sua empresa como um consultor externo, como se o negócio fosse um protótipo de uma franquia e nesse sentido, sistematizar e automatizar cada parte do negócio para que mesmo uma pessoa comum, com uma educação limitada, possa fazer as atividade corretamente, mesmo sem sua presença.

Diante dessa perspectiva, te convido a fazer a seguinte reflexão:

Que atividades ou áreas de sua empresa poderiam ser organizadas em termos de processos?

Ao criar processos simples, capacitar pessoas para executá-los e exercer gestão sobre tudo isso, o empresário ganha a possibilidade de ter mais lucratividade e, principalmente, liberdade de tempo para si mesmo.

Por sinal, esse é exatamente o resultado esperado de um programa de coaching de negócios, proporcionar mais liberdade e resultados financeiros através da implementação de processos de gestão eficazes ao desenvolver competência empresariais no empreendedor.

Acontece que no mundo dos negócios se você quer que algo seja feito com excelência, você precisa de um processo definido e de alguém capacitado para executá-lo.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas midias sociais!

____________________________________________

Esse conteúdo foi publicado nos seguintes veículos de comunicação:

Você sofre de escravidão empresarial? Saiba como se livrar | Administradores.com
Você sofre de escravidão empresarial? | SEGS – Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação
Promoview

Categorias

Posts Recentes

Redes Sociais

Tags

Seja um empresário produtivo.
Assertividade e Resultados com Valdez Monterazo.