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O que é Coaching? Quais tipos existem? 

o que é coaching, quais os tipos de coaching

Nos últimos tempos, cresce a importância do coaching como uma disciplina orientada para a ação. Sobretudo como técnica para auxiliar indivíduos, equipes e organizações a alcançarem seus objetivos, melhorar o desempenho e a qualidade de vida. 

Sendo assim, o coaching tem suas bases em diversas disciplinas como a psicologia, a neurociência, a teoria dos sistemas, a teoria do aprendizado, a gestão e outras áreas do desenvolvimento humano e organizacional.

Tudo isso para facilitar a autoconsciência e a autogestão, promover a aprendizagem e o desenvolvimento e estimular a capacidade do indivíduo ou equipe para enfrentar desafios.

Em suma, o coaching atua no presente e é orientado para o futuro, ajudando o coachee (cliente) a definir metas claras e alcançá-las por meio de estratégias efetivas e ações planejadas. 

Quer saber mais sobre o que é o coaching e suas principais características? 

Siga em frente e saiba tudo sobre este tema!

Coaching significado

Podemos definir coaching como uma técnica ou processo que busca melhorar o desempenho, alcance de metas e objetivos de indivíduo (coachee) ou grupo, por meio de ferramentas e técnicas apropriadas.

A palavra deriva do termo “Coach” que em inglês significa treinador. Logo, em tradução livre, coaching seria “treinando”.

A partir da década de 1950, o termo começou a ser usado no mundo dos esportes e depois se estendeu para outras áreas.

Já o coaching profissional, como uma disciplina distinta, começou a emergir na década de 1970 e 1980. Timothy Gallwey, um dos pioneiros da metodologia do coaching, introduziu a ideia de “o jogo interior” em seu trabalho com atletas.

Gallwey argumentava que os obstáculos ao desempenho eram mais frequentemente psicológicos – “jogos internos” de dúvida e medo – do que físicos. 

Para que serve o coaching?

O coaching é capaz de mudar o estado atual (presente) do indivíduo e levá-lo ao seu estado desejado (futuro). 

Trata-se de um processo interativo e colaborativo, através do qual o coach (treinador) ajuda o coachee (cliente) a atingir seus objetivos pessoais e profissionais. 

Em outras palavras, desenvolver competências e habilidades em quem passa por um processo pragmático ou que busca alcançar os seus objetivos de forma assertiva. 

Desse modo, pode-se usar em diversas áreas da vida pessoal ou profissional, por exemplo:

  • Planejamento de negócios ou carreira;
  • Integração dos negócios e vida pessoal em busca do equilíbrio;
  • Potencialização de desempenho no trabalho;
  • Tomada de decisões importantes;
  • Gestão eficiente de negócios;
  • Aprimoramento da inteligência organizacional;
  • Desenvolvimento da inteligência emocional;
  • Assertividade;
  • Foco na solução de conflitos;
  • Redução do nível de estresse;
  • Reduzir absenteísmo;
  • Alcançar alta produtividade;
  • Conquistar ganhos de performance.

As ferramentas de coaching têm como princípio ajudar as pessoas a superarem obstáculos e alcançarem seus objetivos por meio das suas principais características, que são:

1.º – É orientado para o futuro, ou seja, onde o cliente quer estar e como ele pode chegar lá;

2.º – É centrado no cliente, isto é, o cliente é o especialista em sua própria vida;

3.º – É orientado para a ação, colocando insights e habilidades em prática para gerar mudanças significativas.

É uma profissão com padrões éticos rigorosos e programas de certificação estabelecidos por organizações como a International Coach Federation (ICF)

Atualmente temos uma série de sub-disciplinas de coaching que inclui: coaching de vida, coaching executivo, coaching de negócios, coaching de saúde e bem-estar, e muitas outras.

Tipos de Coaching:

Saiba que cada tipo de coaching tem seu próprio conjunto de práticas e técnicas. Mas, todos compartilham o mesmo objetivo: “ajudar indivíduos ou equipes a alcançarem suas metas, melhorar seu desempenho ou qualidade de vida”.

Entenda melhor cada um deles agora!

1. Coaching de Liderança

Considerado um dos pilares do coaching profissional, o coaching de liderança busca desenvolver verdadeiros líderes no ambiente corporativo.

A liderança é uma das habilidades mais desejadas pelas empresas no mundo inteiro. E não estamos falando aqui de habilidades de delegar tarefas ou cobrar resultados da equipe. Existem muitas pessoas que são líderes e não possuem um cargo de chefia ou gerência.

Possuem a capacidade de fazer as pessoas ao seu redor reconhecerem, admirarem e se inspirarem no que fazem.

Portanto, o coaching de liderança vai desenvolver habilidades de liderança, como tomada de decisão eficaz, gestão de equipes, comunicação clara e gestão de conflitos. 

Além disso, vai ajudar o coachee a construir a confiança de sua equipe e impulsionar a produtividade e o desempenho da organização.

Para uma organização conseguir atingir os objetivos planejados, é muito importante que os colaboradores confiem em seus gestores e saibam trabalhar em equipe. Inclusive com liderança compartilhada, mas isso é assunto para outro artigo (rs).

2. Coaching Executivo (Executive Coaching)

Este tipo é destinado especificamente para executivos, gerentes e líderes, visando oferecer apoio para aprimorar as competências de liderança, a tomada de decisões estratégicas, a gestão de equipes e a navegação por mudanças organizacionais

O objetivo do coaching executivo é aprimorar a capacidade de liderança, aumentar a produtividade e, por fim, melhorar o desempenho geral da organização.

3. Coaching de Negócios (Business Coaching)

O coaching de negócios ou Business coaching ajuda os empreendedores a desenvolverem ações estratégicas e habilidades para seu negócio.

Sabemos muito bem o quanto é difícil empreender em um país como o Brasil. Atire a primeira pedra o empreendedor que não passou por dificuldades como:

  • Equilibrar a produtividade pessoal e a gestão do seu tempo;
  • Elaborar estratégias de negócios;
  • Tomar decisões racionalizadas;
  • Melhorar as relações de trabalho;
  • Potencializar a eficiência dos processos organizacionais. 

Todos esses problemas e tantos outros que milhares de empreendedores vivem em seu dia a dia, podem ser resolvidos com o Coach de Negócios.

Sua empresa adota a política de apagar incêndios e não fazer o que é importante?

Falta de visão, planejamento e indicadores claros?

A equipe tem baixa performance e engajamento?

Você sente que te falta liberdade e é escravo da sua empresa?

Trabalha mais de 12 horas por dia? Falta de tempo para vida pessoal?

Então, passou da hora de contratar um coach profissional especializado em negócios!

4. Coaching de Desempenho (Performance Coaching)

Este tipo de coaching é específico para aprimorar o desempenho em qualquer área, visto que tem visa identificar obstáculos que possam estar prejudicando o desempenho e desenvolver estratégias para superá-los.

Por isso, pode ser desenvolvido com atletas, que buscam melhorar sua performance e com artistas que desejam aperfeiçoar suas habilidades. Ou, ainda, indivíduos ou equipes de trabalho buscando aumentar a sua produtividade e eficiência. 

5. Coaching de Vida (Life Coaching)

O life coaching tem uma abordagem mais abrangente, pois se concentra em todos os aspectos da vida de um indivíduo. Nesse sentido, tem o propósito de ajudar as pessoas a identificarem os seus valores e visão de vida e definir metas pessoais claras

A partir disso, podem elaborar um plano de ação para atingir seus objetivos. Por isso, o coach de vida trabalha em diversos campos, como desenvolvimento pessoal, relacionamentos, carreira, saúde e bem-estar, finanças, entre outros. As abordagens mais modernas de Life Coaching utilizam a Psicologia Positiva como principal referência e metodologia.

6. Coaching de Vendas

Já o coaching de vendas é destinado a profissionais de vendas e se concentra em melhorar as habilidades e estratégias de vendas. Desse modo, consegue melhorar a eficácia das vendas, aumentar a receita e construir melhores relações com os clientes

Para isso, usa de técnicas de comunicação, desenvolvimento de relacionamento com o cliente, negociação e fechamento de vendas.

7. Agile Coaching

Este é um tipo específico para as equipes e organizações que querem adotar ou aprimorar suas práticas ágeis. De fato, ajuda a equipe a entender os valores e princípios ágeis, a implementar e melhorar as práticas ágeis e a adaptar-se às mudanças de forma eficiente.

8. Team Coaching

É focado no desenvolvimento e melhoria da dinâmica de equipe. O coach de equipe trabalha com a equipe inteira, ao invés de indivíduos, para melhorar a comunicação, resolver conflitos, fortalecer a colaboração e aumentar a eficácia da equipe.

9. Coaching de Carreira (Career Coaching)

O coaching de carreira tem como objetivo ajudar os indivíduos a encontrar satisfação e sucesso na sua vida profissional. De fato, isso envolve identificar possíveis caminhos de carreira, entender a transição para um outro campo, ou o avanço na carreira atual. 

Certamente, um coach de carreira oferece apoio na elaboração de currículos, preparação para entrevistas e desenvolvimento de habilidades interpessoais e de liderança no trabalho.

10. Coaching Vocacional

É uma subespecialidade do Coaching de Carreira. Ele ajuda as pessoas a identificarem suas habilidades, interesses e paixões para fazer escolhas de carreira de forma assertiva. Por isso, é muito útil para estudantes definirem um campo de estudo e uma futura profissão.

Além disso, ajuda os adultos em processo de mudança de carreira ou indivíduos que se sentem insatisfeitos em seus trabalhos atuais.

11. Coaching Financeiro

Tem o objetivo de ajudar as pessoas a aprenderem a gerenciar suas finanças pessoais ou empresariais. De fato, oferece um suporte especializado para a criação de um orçamento ou a redução de dívidas. 

Além disso, é de grande ajuda para o planejamento da aposentadoria e nas decisões de investimentos de longo prazo, com maior segurança e minimizando os riscos.

12. Coaching de Comunicação

É muito importante para ajudar as pessoas a aprimorarem suas habilidades de comunicação, que envolve melhoria das habilidades de comunicação escrita ou verbal. Além disso, também desenvolve a capacidade de comunicar ideias de maneira eficaz.

Principalmente, tendo em vista o ambiente de equipe ou organizacional, que exige uma comunicação assertiva e bem desenvolvida a capacidade de transmitir ideias e opiniões.

13. Coaching de Relacionamento

Voltado para casais ou indivíduos que desejam melhorar seus relacionamentos interpessoais. Sem dúvida, tem por foco melhorar a comunicação, a resolução de conflitos ou o aprimoramento da intimidade e confiança. 

Pode ser aplicado a todos os tipos de relacionamentos, incluindo relações de casal, relações familiares, amizades e relações profissionais.

Como funciona o coaching e quem pode se beneficiar?

Para começar, saiba que o processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo, que envolve o cliente e o coach. O intuito aqui é desenvolver o coachee (cliente) para que enxergue as situações por novos ângulos, seguindo estratégias diferentes. 

A partir do que podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas próprias experiências. 

Além disso, os coaches não dão conselhos diretamente, nem resolvem problemas para seus clientes. Em vez disso, usam técnicas e ferramentas para ajudar os clientes a descobrirem suas próprias respostas, aprimorar suas habilidades e alcançar seu potencial máximo. 

Benefícios do processo de coaching

Sem dúvida, os benefícios do coaching são inúmeros e os mais importantes são os seguintes:

1.º – Autoconhecimento: ajuda os clientes a ganharem uma compreensão mais profunda de si mesmos, incluindo seus pontos fortes, áreas de desenvolvimento, valores e metas;

2.º – Desenvolvimento de habilidades: ajuda os clientes a desenvolverem e aprimorarem habilidades essenciais, como resolução de problemas, tomada de decisões, comunicação, liderança e gestão do tempo;

3.º – Alcançar objetivos: ajuda os clientes a definirem metas claras e realizáveis e criar um plano de ação para alcançá-las;

4.º – Melhoria do desempenho: ajuda os clientes a melhorarem seu desempenho e atingirem seu potencial máximo, seja no trabalho, nos esportes ou na vida pessoal;

5.º – Bem-estar e satisfação: ajuda os clientes a fazerem mudanças positivas em suas vidas e carreiras, alcançando maior bem-estar e satisfação pessoal e profissional.

‌Coaching, Mentoring, Consultoria e Treinamento: Qual a Diferença?

Embora coaching, mentoring, consultoria e treinamento possam parecer semelhantes à primeira vista, existem diferenças importantes.

Mentoring

Um mentor é alguém com experiência e conhecimento em uma área que orienta uma outra pessoa menos experiente. Nesse sentido, trata-se de uma relação de longo prazo e pode abranger vários aspectos da carreira e do desenvolvimento pessoal.

Consultoria

Um consultor é um especialista que fornece análises e soluções para problemas específicos. Desse modo, trata-se de uma relação de consultor-cliente, sendo de curto ou médio prazo.

Treinamento

O treinamento é um processo de ensino e aprendizagem onde um treinador ensina habilidades ou conhecimentos específicos. Assim, o treinamento é voltado para habilidades específicas e tem um objetivo claro e mensurável.

Coaching

É um processo colaborativo em que o coach apoia o cliente para atingir seus objetivos. Por isso, o coach não é necessariamente um especialista no campo do cliente, mas, alguém que tem capacidade de ajudá-lo a desenvolver seu potencial.

O que considerar na hora de contratar um Coach para seu negócio?

Certamente, a contratação de um coach é uma decisão estratégica que impulsionará o crescimento e o sucesso de sua empresa. Por isso, é importante considerar alguns fatores essenciais ao contratar um coach profissional:

1.º – Verifique a experiência profissional do coach, bem como suas credenciais e certificações; 

2.º – Entenda como o profissional coach trabalha e se a metodologia que ele usa se alinha bem com as necessidades e a cultura da sua empresa. Lembre-se, coach não é terapia;

3.º – Procure conhecer experiências anteriores desenvolvidas pelo profissional para entender como pode ajudar sua empresa a alcançar resultados semelhantes;

4.º – Verifique a disponibilidade do profissional coach para atender a demanda da sua empresa, sessões semanais, quinzenais ou mensais? Como são os contatos pós sessões?

5.º – Avalie com cuidado o custo do serviço de coaching, pois os valores muito baixos podem revelar um profissional ainda iniciante. 

6.º – Peça referências. O profissional deve fornecer o contato de ex-clientes. Desconfie se o coach se recusa a dar referências.

Conclusão

Com toda a certeza, o coaching é uma ferramenta poderosa tanto para as pessoas que estão buscando o crescimento pessoal e profissional quanto para as empresas interessadas em melhorar a performance empresarial. Ele oferece caminhos para enfrentar desafios, desenvolver habilidades e alcançar objetivos.

Agora que você sabe mais sobre o que é coaching, como ele funciona e os benefícios que pode oferecer, talvez esteja se perguntando: “Como eu começo com o coaching empresarial?”

A resposta é simples: entre em contato conosco hoje para agendar uma consulta com um de nossos especialistas em coaching. Estamos aqui para apoiá-lo em sua jornada e estamos ansiosos para vê-lo prosperar.

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