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Planejamento de Marketing Descomplicado

Plano de Marketing - Valdez Monterazo

Plano de Marketing. Muitos empresários e autônomos tem até medo de pronunciar essas palavras.

Alguns tem a ilusão de que ser um excelente profissional ou produzir um excelente produto, por si só, é suficiente para terem um negócio saudável.

Não poderiam estar mais enganados.

Muito embora ter um excelente produto ou serviço seja essencial para sua empresa, negligenciar elementos chave do mundo empresarial é sinônimo de suicídio corporativo.

Um desses elementos, talvez o mais importante, é o marketing.

Até mesmo aqueles experientes com o tema precisam recorrentemente reavaliar seu plano de marketing e rever estratégias, afinal, sua falta gera consequências catastróficas para o negócio.

Baixo faturamento, falta de novos clientes, pouca visibilidade do negócio. Esses são apenas alguns dos riscos que a falta de um bom planejamento de marketing pode trazer.

Neste ponto, muitos perguntam: Valdez, O que é Marketing?

O que é Marketing?

A resposta é simples.

“Marketing é a capacidade de atrair clientes qualificados.”

Uma simples analogia para que entenda o conceito de forma ainda mais calara é a seguinte.

Imaginem a relação entra a flor e a abelha. Muitos pensam que dessa relação a abelha seria a marketeira, afinal, ela que suga o néctar da flor, correto?

Errado! A flor é o elemento que está realizando o marketing dessa relação.

Pense por um minuto, se você olhar de perto, a flor é uma perfeita plataforma para sustentar a abelha, sua cor não é aleatória, ela é de tal forma que a abelha a localiza de longe e pousa exatamente na flor que a chama mais atenção, dentre às diversas flores do campo. Além disso, o néctar é perfeitamente agradável ao paladar da abelha.

Em troca, a abelha poliniza as flores, elas reproduzem e fazem todo o sistema prosperar.

Plano de Marketing descomplicado

Agora que você já sabe o que é o marketing, e para que serve, te convido a avaliar criticamente, pensando em aplicações práticas, os três elementos que compõem o plano de marketing para sua empresa.

  1. O que vender?

O objetivo desse ponto é refletir sobre o produto, ou serviço.
Qual o seu diferencial? Como se destaca das dezenas, ou centenas, de concorrentes?

  1. Para quem?

Para quem significa identificar seu cliente ideal, entender seus desafios e desejos, seu perfil e a forma como se comunica.

  1. Como vender?

Nesse ponto, devemos pensar sobre como atrair e converter clientes.
Quais as estratégias de atração de clientes? Como eles ficarão sabendo sobre sua empresa?

  1. Análise dos concorrentes.

Nesse quesito, muitas empresas falham. É comum os donos de negócio ficarem imersos em suas atividades operacionais. Igualmente importante é entender o que fazem seus concorrentes: Que preços praticam? Que inovação adotaram? Que ameaças eles oferecem?

Pôde-se aprender muito analisando criticamente os concorrentes, tirando aprendizados de suas ações.

Nesse sentido, pare por um minuto e coloque esse conhecimento em ação.

  1. Identifique qual produto ou serviço deve ser propagado;
  2. Localize seu público alvo: Quem são seus clientes? Como pode entrar em contato com eles? Quais mídias sociais eles usam?
  3. Identifique quais as formas, online e offline, de entrar em contato com eles e aja imediatamente.

Aqui faço um adendo, dependendo do produto ou do público, diferentes estratégias de comunicação online e offline podem ser adotadas. Presença nas mídias sociais, um bom site e estratégias de busca no google, presença em veículos de comunicação como jornais e revistas da área, networking qualificado na vida real. É crucial mapear o melhor caminho a agir nesse sentido.

  1. Aprenda com seus concorrentes, busque ativamente por eles e entenda o que eles fazem em relação aos 3 itens anteriores.

Agora pense comigo por um minuto, volte sua atenção a analogia da flor e da abelha.

Perceba, a flor é uma verdadeira marketeira!

Ela sabe exatamente qual o seu público alvo, a abelha.

Sabe também o que vender, o néctar.

Tem a capacidade de atrair exatamente o público, usa as cores e o formato que mais chama atenção.

Está constantemente se adaptando para vencer no mercado, ou seja, lei da seleção natural.

Conclusão

Cada um desses três elementos pode te fornecer uma perspectiva poderosa sobre como melhorar as vendas e a saúde financeira da sua empresa.

Por isso, te convido a pensar estrategicamente sobre o que você vai vender, como vai vender e sobre seus concorrentes.

Planejar seu marketing é uma das atividades mais importantes para um empresário e pra a saúde de sua empresa, além de ser simplesmente natural para sua sobrevivência.

Torço para que, ao ler até aqui, você tenha se inspirado a pensar taticamente no seu plano de marketing e, principalmente, implementar o seu.

 

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