Como focar em resultados? Essa é exatamente uma das competências mais relevantes no mundo dos negócios.
O motivo parece ser óbvio, pois toda empresa possui obrigações financeiras a cumprir e deveria ter metas de crescimento para vencer.
No entanto, por mais obvio que pareça ser, sua aplicação não é o que se observa em diversas empresas. Não existem metas comerciais e financeiras consistentes, planejamento é quase uma utopia.
A falta de objetividade e foco em resultados claros vem atrapalhando inúmeras empresas a decolar, e para entender um pouco mais sobre isso, permita-se ganhar perspectiva sobre o assunto através de uma história.
Um conto sobre como focar em resultados.
Conta-se que Buda estava ensinando um discípulo à beira de uma fogueira quando o fez um pedido:
– Me busque água na beira do riacho, ficarei aqui aguardando seu retorno.
O discípulo foi até o rio, se abaixou para encher seu balde e quando olhou para o outro lado da margem, enxergou a mulher mais bela que já viu em sua vida.
Ele atravessou o rio, sentou-se com ela à margem do rio, conversaram, se apaixonaram e por fim, casaram-se e tiveram vários filhos.
Vinte anos depois, lembrou-se de Buda, do balde e da água.
Imediatamente voltou para o mesmo riacho, atravessou o rio, pegou o balde e retornou para a fogueira.
Lá estava Buda, no mesmo lugar e na mesma posição. Ele olhou para o discípulo, olhou para o balde e falou:
– Onde está a água que estive esperando até agora?
Um conto filosófico sempre possui várias chaves de interpretação. Por hora, vou traduzir a interpretação relevante ao mundo dos negócios.
Você foca em resultados claros?
Acontece que vários empresários e profissionais se comportam como discípulo, em meio a diversas distrações, como no caso do conto, perdem a noção de qual resultado claro e objetivo deveriam perseguir, a água para Buda.
Outros não tem clareza sobre o que deveriam focar, sobre quais deveriam atingir. Fazendo uma analogia ao conto, não sabem o que devem buscar ao Buda.
Agora te pergunto: Você foca em resultados claros?
Para que compreenda um pouco mais, um resultado claro tem as seguintes características:
- É específico;
- É mensurável;
- Está no seu controle;
- É de sua responsabilidade;
- Tem um prazo definido;
- É essencial a sua empresa em termos de benefícios;
Para entender se você está focando em resultados claros, pergunte-se:
Se você pudesse fazer apenas uma coisa durante todo o dia, essencial, o que seria?
Se fossem apenas duas?
E se fossem apenas três?
Conclusão
Faça agora um contraste, compare as respostas à essas perguntas com as atividades que você executa seu dia a dia, muitos verão que nem sempre agem com objetividade.
Aprender como focar em resultados claros, e relevantes, é um importante passo para que empresários e profissionais tenham muito mais resultados em suas empresas.
Ao se inspirar em desenvolver essa competência, é natural que pessoas passem a sentir mais clareza em relação ao futuro e, naturalmente, mantenham-se firmes suas trajetórias.
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