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Mapa estratégico: uma das principais ferramentas de gestão!

Mapa Estratégico - Valdez Monterazo

O Mapa Estratégico é uma das principais técnicas de gestão que vem impulsionando empresas em todo mundo através de um sistema de indicadores inteligentes.

Em primeiro lugar, você precisa entender que indicadores de negócio são essenciais para que o planejamento possa ser traduzido em ações e resultados práticos.

Imagine a seguinte situação.

Você acaba de embarcar em um voo comercial, lotado, vai até a sua poltrona e se senta.

Logo em seguida, toca o sino de alerta para uma mensagem da aeromoça e ela comenta:

– Senhores passageiros, estamos passando um formulário de consentimento para o voo, pois todos os visores do avião, de altura, velocidade, combustível, etc., estão quebrados.

– Mas não se preocupem! Pois o piloto é muito experiente e vão nos conduzir com base no seu instinto.

– Todos que desejem desembarcar, podem sair do avião agora.

A pergunta para você é: Você continuaria no avião, com todos os painéis quebrados, ou iria desembarcar?

Com certeza, eu sairia do avião sem pensar duas vezes. Afinal, pilotar sem saber a direção, o nível de combustível, a altura etc., seria quase um suicídio.

Mapa Estratégico, uma necessidade.

Acontece que muitos negócios são “pilotados” exatamente como o avião da analogia, sem nenhum tipo de indicador.

O mesmo raciocínio também se aplica aqui, é praticamente suicídio conduzir um negócio sem saber os principais números.

Infelizmente, essa é a realidade da maioria avassaladora dos negócios no Brasil. Empresários conduzem seus negócios sem ter foco, saber a direção, o fôlego financeiro, a performance comercial, entre outros.

O que é o Mapa Estratégico?

Uma das principais metodologias do mercado para ajudar empresas a construir seu sistema de indicadores é o Balanced Scorecard, ou Mapa Estratégico.

Ele divide as metas empresariais, e seus respectivos indicadores, em 4 grandes perspectivas.

Mapa Estratégico – Perspectiva Financeira

São os caminhos e estratégias para se alcançar a saúde financeira da empresa. Exemplo: Faturamento, margem de contribuição, lucratividade, etc.

Mapa Estratégico – Perspectiva do Cliente

São as metas para garantir a satisfação do cliente e entrega da proposta de valor.

Mapa Estratégico – Perspectiva dos Processos Internos

São as estratégias para se aprimorar os processos internos da empresa, é assim, garantir que os clientes serão satisfeitos e por consequência, as metas financeiras.

Mapa Estratégico – Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento

São as novas competências, tecnologias e projetos necessários para promover o crescimento contínuo da empresa.

A grande beleza do sistema é a de ajudar empresários a identificar onde focar e o que medir para aumentar suas chances de sucesso nos negócios.

Como utilizar o Mapa Estratégico?

  1. Planejamento Estratégico

Em primeiro lugar, antes de se implementar o mapa estratégico, é importante ter em mente a grande meta empresarial.

O mapa estratégico é uma forma que transformá-la em indicadores e medidas que irão garantir uma excelente execução.

  1. Implementação

Em seguida, é importante definir as metas e métricas em cada uma das perspectivas do Balanced Scorecard.

Isso significava responder a seguinte pergunta: O que vale a pena ter atenção ser monitorado em cada uma das perspectivas?

(Financeira, do cliente, processos internos e aprendizado e crescimento)

  1. Especificação de Metas

Para cada um dos elementos do Mapa Estratégico, é necessário especificar metas e objetivos práticos e metrificáveis.

Em cada meta devemos responder:

– O que quero?

– Qual a métrica de desempenho?

– Qual o desempenho esperado nessa métrica?

– Quais as ações devo implementar?

Conclusão

Assim como a cabine do piloto de um avião, é praticamente impossível conduzir um negócio sem ter em mãos seus principais indicadores de desempenho.

Torço para que, ao ler até aqui, você tenha se inspirado a ter o controle do seu negócio em sua mão.

Ao fazer isso, você terá as informações necessárias para tomar decisões definitivas é melhor continuamente a performance de sua empresa.

Ao saber o que olhar, e quais números acompanhar, suas chances de ter uma jornada empresarial mais próspera e prazerosa se torna exponencialmente maior.

 

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