Proteja sua lucratividade. Isso significa manter a salvo seus produtos e serviços mais lucrativos, resguardando sua empresa em momentos de crise.
Mas calma, vou elaborar um pouco mais esse tema através de uma metáfora histórica.
No final do século VIII, a Inglaterra sofreu uma forte invasão dos noruegueses, os famosos Vikings.
No começo eles saqueavam mosteiros, templos e depois retornavam com os espólios de guerra.
Entretanto, a cada novo saque, eles se tornavam mais ambiciosos, adentrando cada vez mais a ilha, até chegar ao ponto de conquistarem praticamente 2/3 da Inglaterra.
Nesse contexto, surgiu um personagem histórico muito importante, Alfredo o Grande.
Ele entendeu que dificilmente ganharia doa Vikings em combate aberto, mas aprendeu a fortificar suas principais cidades e construiu verdadeiras cidadelas.
Literalmente, Alfredo o grande barrou o feroz ataque dos colonizadores Vikings e salvou a cultura Anglo Saxônica.
Podemos tirar várias lições empresariais através desses fatos históricos.
Uma delas, que quero focar nesse artigo, é a seguinte:
Em tempos de guerra, proteja sua lucratividade.
Acontece que no século VIII os combates eram conquistas por territórios, hoje, os conflitos são as verdadeiras guerras empresariais, por sinal, não menos sangrentas.
Nesse sentido, quero te promover uma reflexão. O que representa a sua cidadela? Qual a parte mais importante de sua empresa?
A verdade é: Existem vários aspectos essenciais em um negócio, no entanto, vou focar em algo muito tangível e específico, a Curva de Lucro.
De maneira muito simples, em toda empresa, existem pouquíssimos produtos e serviços que representam um percentual esmagador do lucro da empresa.
Essas são suas cidadelas, seu porto seguro, a grande sabedoria que se pode aprender com Alfredo, o Grande, é:
Identifique quais são suas cidadelas
Saiba quais são os 20% dos produtos e serviços que representam 80% do lucro do negócio.
Proteja sua lucratividade
Em tempos de crise, de guerra, proteja a integridade comercial e a relevância no mercado dos seus principais produtos e serviços.
Muitos empresários aproveitam boas fases financeiras do negócio para expandir sua oferta de produtos, expandir seu território.
É importante, no entanto, lembrar-se sempre dos pontos críticos, sua cidadela, para que, em tempos difíceis, assim como Alfredo o Grande, você possa sobreviver e em seguida, prosperar.
Gostou? Curta e compartilhe o post.