Como promover mudanças na sua empresa?
Antes de mais nada, quando falo em promover mudanças, me refiro a mudanças pessoais ou empresariais significativas.
Mudanças na cultura empresarial, nos métodos de trabalho, na direção e estratégia, ou até mesmo, no portfólio de produtos e serviços.
Por que empresas adiam mudanças?
Acontece que muitos empresários adiam, muitas vezes indefinidamente, mudanças importantes em seus negócios.
Os motivos são vários:
O medo de mudar e dar errado.
A mentalidade de deixar ser levado pela maré (deixa a vida me levar).
Ou até mesmo, a alienação, que é a completa falta de direção e propósito.
Independente, saiba você leitor, que todos indivíduos e organizações passam por mudanças, quer você queira ou não.
Conhece aquele ditado popular, vai pelo amor ou pela dor?
Ele se encaixa perfeitamente nesse contexto. Acontece que pela dor é mais caro e emocionalmente mais sofrido.
Promova mudanças significativas agora!
O mercado nos obriga a mudar e nos adaptar constantemente. Seja na estratégia, nas ações comerciais, no modelo de negócio ou até mudanças nos colaboradores.
A capacidade de adiantar-se às mudanças e situações é um diferencial crucial para qualquer empresa.
Então nesse sentido, te pergunto agora, que mudanças significativas você precisa realizar em seu negócio?
Um grande guru de gestão, o John Kotter, falou extensamente sobre esse assunto em seu livro Leading Change.
Como promover mudanças?
Pensando nisso, separei 3 estratégias para te ajudar a promover mudanças.
- Eleve o senso de urgência
Elevar o senso de urgência significa trazer para a consciência as consequências de não mudar, ou seja, o que pode dar errado se tudo continuar do jeito que está?
- Visão de futuro
Traçar uma visão de futuro, junto a uma estratégia simples e sólida traz o sentimento de esperança e torna palpável os benefícios de promover mudanças.
- Vitórias rápidas
Muitas mudanças pessoais e empresariais, que trariam consequências incríveis, falham, pois não são implementadas no tempo correto.
Vitórias rápidas dizem respeito a não perder o tempo e agir, executar o que se pode, com os recursos que possui a disposição.
Assim como falou Charles Darwin, não é a espécie mais rápida ou mais forte que sobrevive, mas aquela que melhor se antecipa e adapta às mudanças em seu ambiente.
Ao ler até aqui, torço para que você tenha se inspirado a promover mudanças significativas e positivas em sua vida ou em seu negócio.
Gostou? Curta e compartilhe o post.