Líder ou Gestor? Entenda a diferença
Quando se fala em engajar pessoas e gerar resultados através delas, o que te parece mais atraente liderança ou gestão? Em outras palavras:
Focar em processos e indicadores a serem seguidos, ou focar em relacionamentos?
Antes de tomar uma decisão, deixe-me esclarecer as consequências da falta de cada um deles:
Sem processos e indicadores, a maior chance é a de que os resultados sejam dúbios ou inexistentes, ou até mesmo que a produtividade geral da equipe seja inferior ao potencial dela.
Sem bons relacionamentos, não há lealdade entre o líder e o liderado, além do fenômeno global de desengajamento, em que as pessoas simplesmente não tem vontade de trabalhar.
Dito isto, pare e reflita sobre a pergunta inicial, qual te parece mais interessante, processos ou relacionamentos?
Lider ou Gestor? Valdez Monterazo
Jornal do Comercio
Caso você não tenha respondido, com firmeza, ambos, sugiro que leia o resto desse artigo com extrema atenção.
Existe uma grande diferença entre um gestor é um líder.
Um gestor é, em geral, alguém responsável por determinado resultado ou processo em uma empresa.
Ao passo que um líder não necessariamente possui um título específico, mas tem seguidores e o engajamento deles.
Agora sim, respondendo a pergunta inicial, te afirmo categoricamente que ser apenas um bom líder ou um bom gestor é um tremendo erro e desperdício de potencial.
Um gestor sem habilidades de liderança. não consegue extrair o melhor de cada colaborador, pois não é capaz de engajado o time a trabalhar da melhor forma.
Um líder sem habilidades de gestão, apesar de ter pessoas que se esforçam por ele, não consegue os melhores resultados pois é incapaz de planejar, organizar e medir resultados.
Portanto, idealmente, esforce-se para ser um excelente gestor e um líder cada dia melhor.
Dito disto, não é trivial se desenvolver essas duas áreas. Existe uma infinidade de conteúdos e metodologias sobre o assunto, de forma que se torna difícil até saber por onde começar.
Nesse sentido, reflita sobre os seguintes pontos, principais, sobre como alcançar a excelência na gestão e liderança.
Gestão:
Quando de fala em gerir, tenha em mente que estamos tratando de gerenciar processos ou projetos.
Isso significa acompanhar resultados e indicadores.
Isso ocorre através de ciclos sucessivos de planejamento, execução, medição de resultados e ajustes.
Liderança:
Liderar é a arte de engajar pessoas a fazer algo ou atingir determinado resultado.
Engajar nesse sentido está relacionado a despertar a vontade e motivação para que o time faça o que tem de ser feito por vontade própria, não somente por que foram mandados.
Entendeu como existe uma grande diferença entre liderar e gerir?
Conheça o Método Luppiter de Liderança e Gestão
De toda forma, como você já deve ter percebido, uma boa liderança favorece uma boa gestão e vise versa.
Focar somente em resultados e indicadores pode causar quebras de relacionamento no time, ao passo que focar somente em relacionamentos pode tornar a equipe acomodada e sem direção.
Ao se tornar um excelente gestor e líder, você será capaz de tracionar resultados incríveis através de seus times e será extremamente valorizado por isso.
Engajar e gerir pessoas é uma das habilidades mais relevantes para o desenvolvimento de carreiras e negócios, torço para que, ao ler até aqui, você tenha despertado insights poderosos para acelerar sua trajetória pessoal e empresarial.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas midias sociais!
Leia também os artigos abaixo:
Líder ou Gestor? Entenda a diferença
Quando se fala em engajar pessoas e gerar resultados através delas, o que te parece mais atraente liderança ou gestão?…
Read MoreNa sua empresa, você conta com a sorte ou se planeja?
Intuitivamente, todos sabem a importância do planejamento de resultados: - Ações mais efetivas - Convergência das atividades com a estratégia…
Read MoreVocê e seu time estão progredindo?
Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial. Medir resultados corresponde a responder a seguinte pergunta:…
Read MoreComo Delegar de Maneira Eficaz?
Liderar pessoas significa conduzir seus esforços e energia em uma determinada meta, destino ou visão em comum. Aprender como delegar…
Read MoreMétodo Luppiter de Liderança e Gestão
O Método Luppiter é mais do que um treinamento de liderança e gestão, é uma metodologia integrada que irá transformar…
Read MoreResolução de Conflitos Empresariais
Resolução de conflitos em geral é um grande desafio para a maioria das pessoas. Isso ocorro pois, por não conhecerem…
Read MoreQuais são as prioridades do seu time?
Em uma carreira, ou conduzindo uma empresa, é muito comum pessoas simplesmente não saberem o que é primordial em suas…
Read MoreSupervisão de Atividades ou Formação de Times?
Supervisão de atividades e resultados da equipe é um dos maiores desafios para inúmeros líderes. São muitos os que não…
Read MoreFases de Desenvolvimento de Times
Conduzir times e desenvolver liderados pode ser um grande desafios para líderes e gestores. Isso ocorre por uma razão muito…
Read MoreComo dar Feedbacks que Transformam?
Ser capaz de dar feedbacks valiosos ao time é simplesmente uma das habilidades mais importantes de um líder. Mas antes…
Read MoreFazer elogios, ajuda ou atrapalha o time?
Fazer elogios, ajuda ou atrapalha o time? Fazer elogios é uma temática controversa, muitos sabem que ele é importante para…
Read MoreComo motivar seu time?
Como motivar seu time? Primeiro quero enfatizar que cultivar um time motivado é uma arte, uma arte que pode ser…
Read MoreComo exercer liderança?
Como exercer liderança? Um líder é um vendedor de esperança - Napoleão Bonaparte Antes de responder essa pergunta, preciso abrir…
Read MoreComo não ser escravo da própria empresa
É comum donos de negócios, ou até mesmo gestores, se considerarem escravos de seus negócios. Por não exercerem gestão, sentem…
Read MoreOs 3 princípios fundamentais para exercer liderança na prática
Liderança, o que isso realmente significa? Penso que seu conceito vem se tornando cada vez mais incerto, uma daquelas palavras…
Read MoreOs Pecados Capitais da Liderança
Pecados capitais da liderança, o que não faz um bom lider? Muitas vezes para se entender algo é necessário que se…
Read More____________________________________________
Esse conteúdo foi publicado nos seguintes veículos de comunicação:
Administradores.com
Pra Carreiras
O Debate
Abordagem Notícias
Revista Fator Brasil
Jornal Noroeste
A Noticia MT
Novo Jornal de Noticias
Blog Jornal da Mulher