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Líder ou Gestor? Entenda a diferença

Lider ou Gestor? Valdez Monterazo

Quando se fala em engajar pessoas e gerar resultados através delas, o que te parece mais atraente liderança ou gestão? Em outras palavras:

Focar em processos e indicadores a serem seguidos, ou focar em relacionamentos?

Antes de tomar uma decisão, deixe-me esclarecer as consequências da falta de cada um deles:

Sem processos e indicadores, a maior chance é a de que os resultados sejam dúbios ou inexistentes, ou até mesmo que a produtividade geral da equipe seja inferior ao potencial dela.

Sem bons relacionamentos, não há lealdade entre o líder e o liderado, além do fenômeno global de desengajamento, em que as pessoas simplesmente não tem vontade de trabalhar.

Dito isto, pare e reflita sobre a pergunta inicial, qual te parece mais interessante, processos ou relacionamentos?

Lider ou Gestor? Valdez Monterazo
Lider ou Gestor? Valdez Monterazo Jornal do Comercio

Caso você não tenha respondido, com firmeza, ambos, sugiro que leia o resto desse artigo com extrema atenção.

Existe uma grande diferença entre um gestor é um líder.

Um gestor é, em geral, alguém responsável por determinado resultado ou processo em uma empresa.

Ao passo que um líder não necessariamente possui um título específico, mas tem seguidores e o engajamento deles.

Agora sim, respondendo a pergunta inicial, te afirmo categoricamente que ser apenas um bom líder ou um bom gestor é um tremendo erro e desperdício de potencial.

Um gestor sem habilidades de liderança. não consegue extrair o melhor de cada colaborador, pois não é capaz de engajado o time a trabalhar da melhor forma.

Um líder sem habilidades de gestão, apesar de ter pessoas que se esforçam por ele, não consegue os melhores resultados pois é incapaz de planejar, organizar e medir resultados.

Portanto, idealmente, esforce-se para ser um excelente gestor e um líder cada dia melhor.

Dito disto, não é trivial se desenvolver essas duas áreas. Existe uma infinidade de conteúdos e metodologias sobre o assunto, de forma que se torna difícil até saber por onde começar.

Nesse sentido, reflita sobre os seguintes pontos, principais, sobre como alcançar a excelência na gestão e liderança.

Gestão:

Quando de fala em gerir, tenha em mente que estamos tratando de gerenciar processos ou projetos.

Isso significa acompanhar resultados e indicadores.

Isso ocorre através de ciclos sucessivos de planejamento, execução, medição de resultados e ajustes.

Liderança:

Liderar é a arte de engajar pessoas a fazer algo ou atingir determinado resultado.

Engajar nesse sentido está relacionado a despertar a vontade e motivação para que o time faça o que tem de ser feito por vontade própria, não somente por que foram mandados.

Entendeu como existe uma grande diferença entre liderar e gerir?

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De toda forma, como você já deve ter percebido, uma boa liderança favorece uma boa gestão e vise versa.

Focar somente em resultados e indicadores pode causar quebras de relacionamento no time, ao passo que focar somente em relacionamentos pode tornar a equipe acomodada e sem direção.

Ao se tornar um excelente gestor e líder, você será capaz de tracionar resultados incríveis através de seus times e será extremamente valorizado por isso.

Engajar e gerir pessoas é uma das habilidades mais relevantes para o desenvolvimento de carreiras e negócios, torço para que, ao ler até aqui, você tenha despertado insights poderosos para acelerar sua trajetória pessoal e empresarial.

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