Relacionamento com o cliente, esse termo nunca foi tão importante, em tempos de crise, não somente está em que vivemos, mas qualquer que seja, é imprescindível que empresas continuem a vender e faturar.
Neste contexto, o de manter um bom relacionamento com o cliente, qual será o assunto mais interessante e intrigante para o seu cliente, capaz de captar sua atenção e gerar interesse, até mesmo em um cenário adverso.
Intrigante, não é mesmo? Imagina ter esse tipo de poder nas mãos, saber exatamente o que faz os olhos das outras pessoas brilharem e o que capta a atenção delas, o que alguém poderia fazer com esse tipo de informação:
- Vender mais?
- Aumentar seu poder de influência?
- Ajudar mais pessoas?
Imagina que fosse possível comercializar essa informação, quanto será que as grandes empresas pagariam para saber exatamente o que se passa na cabeça dos seus consumidores?
A resposta é simples, uma daqueles enigmas cuja resolução é tão simples, que você nem acredita uma vez que você toma conhecimento. Na verdade, todos sabem intimamente a resposta, embora talvez não tenham consciência disso.
Indo direto ao ponto, o assunto mais interessante do mundo para praticamente qualquer pessoa é: ELA MESMA.
Isso mesmo, o que poderia ser mais interessantes para alguém do que falar sobre suas próprias dificuldades, desafios e desejos?
Dito isto, vários empresários e vendedores gastam horas do seu tempo, e do seu cliente, falando sobre todas as características de seus produtos e serviços, montam apresentações super impactantes, sem ao menos, se dar ao trabalho de escutar sobre o que é mais importante ao seu cliente, ele mesmo.
Agora te faço uma reflexão, o que será mais relevante aos que estão ao seu redor, escutar sobre seu produto ou serviço, ou falar sobre elas mesmas?
Essa percepção muda totalmente seu cenário de vendas e a forma como você influencia as pessoas em seu círculo de relacionamentos.
Explicando um pouco mais, as pessoas não se importam exatamente com seus produtos ou serviços, mas podem se importar, e muito, em como seus produtos e serviços podem ajudá-los a resolver seus desafios e dificuldades, e a realizar seus desejos.
Dale Carnegie, escritor norte-americano e um guru em relacionamentos interpessoais, comenta que:
O nome de uma pessoa, é para ela, o som mais doce e mais importante que existe em qualquer idioma.
O mesmo autor comenta que uma das chaves para se tornar um excelente influenciador é a de se interessar verdadeiramente pelo outro, pela pessoa que está na sua frente. Só assim você será capaz de entender seus desafios e desejos, ou seja, o que há de mais interessante no mundo para ela!
Pensando nisso, preparei 3 dicas para que você leitor, possa elevar a qualidade de relacionamento com seu cliente:
Seja um Detetive de Problemas
Se interesse verdadeiramente pelos anseios e problemas dos outros, principalmente de seus potenciais clientes, uma vez que você passar a ser visto como um solucionador de problemas, o velho estigma de Vendedor Chato desaparece, e em seu lugar, entra a figura do consultor (essa é a premissa do conceito de vendas consultivas).
Faça excelentes perguntas
Nós temos dois ouvidos e apenas uma boca, lembre-se disso quando conversar com as pessoas à sua volta. Ao gastar mais tempo fazendo perguntas do que falando sobre sí, seus produtos e serviços, criamos uma aura de muita credibilidade e empatia.
Seja um exímio ouvinte
Escutar de maneira excelente é uma arte, além de ser uma característica em comum de pessoas que se relacionam bem. Seja na esfera pessoal ou profissional, escutar de maneira atenta e interessada é um recurso absolutamente necessário para gerar engajamento.
Te convido a usar essas técnicas em suas relações interpessoais, e principalmente, ao atuar no relacionamento com o cliente.
O que você posse começar a fazer, ou fazer mais, perguntar de maneira inteligente? Escutar com atenção plena? Descobrir os desejos e desafios mais iminentes de seus clientes? Independente do que mais chamou sua atenção, te convido agora a praticar!
Clique aqui e saiba como aplicar esses princípios a uma simples metodologia de vendas.
Agora que você foi exposto a formas comprovadamente eficazes de melhorar a qualidade de sua comunicação, te convido a praticá-las fazendo boas perguntas e ouvindo ativamente não só seus clientes, como todas as pessoas ao seu redor. Não se surpreenda ao faturar mais por se tornar um profissional mais competente, aplicando conceitos simples
Torço para que, acima de tudo, você possa melhorar a qualidade de seus relacionamentos em geral e assim, florescer em sua vida pessoal e profissional.
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