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Você sabe vender?

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Poucos fatores são tão decisivos no mundo dos negócios quanto a competência de vendas, muitos afirmam, inclusive, ser o fator número 1, ou pré-requisito, de empresas de sucesso.

Quando se fala do universo de pequenas e médias empresas, isso se torna ainda mais crítico, a falta de foco na área comercial se torna uma receita, quase que certeira, para a falência. A tendência é que esse cenário se torne cada vez mais crítico e competitivo, fato que será bom para alguns e catastrófico para outros.

Saber vender de forma tática, profissional e ética não pode mais ser considerado algo secundário, ou um luxo, mas nesse sentido fica a pergunta:

Você realmente sabe vender?

Você sabe vender? Por Valdez Monterazo
Materia na Metropole Magazine

Quando faço essa pergunta, me refiro ao seguinte, sob demanda e de forma inusitada, você saberia utilizar uma metodologia e passos simples com o qual se basear para elevar suas chances de ter sucesso em uma venda ou negociação?

Embora alguns tenham aptidão nessa competência, a grande maioria dos empreendedores responderiam não, e existe uma razão muito específica para isso, embora promover vendas seja uma das maiores causas de sucesso na empresa, não é um assunto treinado e estudado como realmente necessário.

Nesse sentido, preparei um raciocínio simples para encarar reuniões de vendas de maneira tática e eficaz, mas antes, permita-me fazer uma analogia deste mesmo raciocínio com uma situação em que todos já passamos na vida…

Imagina que ao chegar com dores a um consultório médico você espera mais de 2 horas, com uma dor quase insuportável você é chamado à sala.
Ao entrar, o médico mal olha na sua cara e não te convida a sentar, quando você está prestes a relatar suas dores e o que sente, ele simplesmente te corta e fala que você tem uma doença terminal e que por isso precisará fazer uma cirurgia caríssima…

O que você faria em uma situação dessas? Com certeza, eu iria procurar outro especialista!

Agora, voltando à nossa temática sobre vendas, acontece que a grande maioria das pessoas vende exatamente da mesma forma que o médico da analogia. Não criam relacionamento e promovem a confiança de seus clientes, não escutam suas dores e não diagnosticam corretamente suas necessidades por estarem focados somente em faturar.

Nesse sentido, leia com muita atenção o processo de 3 simples passos que podem ajudar praticamente qualquer segmento de empresa a aumentar a conversão em vendas.

  1. Diagnóstico

Diagnóstico significa entender e levantar as reais necessidades do seu potencial cliente. Quais são seus problemas, dores e implicações futuras, para ele e seu negócio, de permanecer na mesma situação.

  1. Receita

Apresentar de maneira profissional a melhor solução que irá resolver o problema do potencial cliente. Qual o caminho mais adequado em termos de superioridade técnica, custo benefício, entre outros atributos.
É somente aqui, após levantar as reais necessidades do cliente, que apresentamos qualquer solução, serviço ou produto, nunca antes de diagnosticá-lo.

  1. Tratamento

Tratamento significa fechar a venda, acordar os detalhes, finalizar a transação e iniciar a implementação da solução ou serviço, ou simplesmente, entregar o produto. Lembrando sempre dos devidos cuidados com o pós-venda.

Te convido agora a refletir, em qual desses passos você, ou sua equipe, podem colocar mais atenção e energia?

Ao melhorar continuamente em termos de competência, é simplesmente natural colher melhores resultados! Afinal, se colhe aquele que se planta.

Ao ler até aqui, você entendeu a criticidade de profissionalizar as vendas de sua empresa e também 3 simples passos que podem alavancar seus resultados comerciais. Te convido agora a colocar esse conhecimento em prática, e assim, se tornar um empresário, ou profissional, mais competente e com maiores resultados.

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Esse artigo foi publicado nos seguintes veículos de informação:

Metropole Magazine

Call to Call

Assis City

SEGS

O Debate

Criativa Online

ABC da Comunicação

Folha de Boa Vista

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